Esclareça suas dúvidas
Como o Balão Intragástrico favorece a perda de peso?
Como o balão preenche parcialmente o estômago e reduz seu espaço, ele ajuda o paciente a sentir-se saciado ingerindo menores quantidades de alimentos, facilitando a adaptação a uma dieta hipocalórica. Mas o resultado depende principalmente da participação ativa do paciente, que deve seguir a risca as orientações do médico e nutricionista, pois o balão atua como um agente regulador da alimentação, isto é, ele apenas te força a adquirir hábitos mais saudáveis e consequentemente a perda de peso.
Quais as vantagens e desvantagens?
Por não se tratar de um procedimento cirúrgico oferece menos risco ao paciente, não altera o processo digestivo e pode ser retirado, caso o paciente não se adapte.
A principal desvantagem é que a perda de peso é transitória, se o paciente não continuar com a reeducação alimentar e hábitos de vida que adquiriu durante o uso do balão com a orientação nutricional, observa-se a tendência a recuperação do peso perdido, a médio e longo prazo, na maioria dos casos.
Além disso, os pacientes sentem alguns desconfortos logo após o procedimento. Entre esses “efeitos colaterais” podemos destacar: náuseas, vômitos, dor abdominal, gases, que podem ser controlados com medicação.
Como é o processo de colocação do Balão Intragástrico?
A colocação do Balão Intragástrico não é um procedimento cirúrgico. A introdução e retirada é feita por endoscopia e não exige internação e nem anestesia, somente uma sedação. É realizado em aproximadamente 20 minutos e o paciente é liberado de uma a 2 horas após o procedimento. No procedimento, o balão de silicone murcho é introduzido no estômago do paciente e depois, é preenchido com uma solução salina e azul de metileno. O corante serve para que, caso o balão seja rompido ele “tinja” a urina de azul, como sinal de alerta.
Com a colocação do Balão Intragástrico não vou sentir mais fome?
O Sistema Corpórea de Emagrecimento não vai tirar sua fome, mas tende a diminuí-la. Isto ocorre pois, ao colocar o balão, ele passa a ocupar um espaço em seu estômago causando um efeito restritivo à ingestão de alimentos bem como provocando uma sensação de saciedade precoce. O resultado é que você irá comer menos, pois logo estará satisfeito com uma menor quantidade de comida ingerida. Espera-se que esse hábito perdure após a retirada do balão.
Depois de colocar o Balão Intragástrico terei restrições em minhas atividades e alimentação?
Após 3 dias da colocação do Balão Intragástrico você pode prosseguir normalmente com as atividades do dia a dia, inclusive os exercícios físicos de intensidade leve. Porém, é importante seguir as orientações médicas e evitar a prática de exercícios de alto impacto.
O Balão Intragástrico pode se romper dentro do meu estômago?
É importante seguir as orientações médicas e ter em mente que acidentes ou agressões na região do estômago podem afetar a utilização do balão.
Caso haja rompimento, o paciente detectará em sua urina uma cor esverdeada. Será imprescindível procurar o médico que realizou o procedimento para que seja feita a retirada do balão intragástrico em até 24 horas.
É preciso fazer acompanhamento médico durante o tratamento?
É importantíssimo que você mantenha um acompanhamento médico multidisciplinar durante o tratamento com o Balão. Profissionais das áreas de nutrição, endocrinologia, psicologia e atividade física devem ser consultados periodicamente. Mas, o fundamental para que o tratamento renda bons resultados é que você seja o seu próprio aliado, que procure se adaptar às orientações médicas e manter um comportamento mais saudável.
Após retirar o Balão Intragástrico eu nunca mais voltarei a engordar?
A manutenção do peso, independente do método escolhido para o emagrecimento, depende de disciplina e força de vontade. Durante os meses de tratamento procure seguir as orientações de profissionais para uma reeducação alimentar, adquirindo hábitos alimentares mais saudáveis, manter o seu equilíbrio psicológico, bem como a prática de atividades físicas, pois é isso que irá garantir a manutenção do peso depois da retirada do Balão Intragástrico.
Há garantias de resultados, ou seja, de que irei realmente emagrecer aderindo o Sistema Corpórea de Emagrecimento?
Não. Infelizmente o resultado do tratamento não depende somente do balão. Dependerá de inúmeros fatores tais como se o paciente seguirá corretamente o tratamento, com acompanhamento nutricional adequado, exercícios físicos e restrição calórica. Além disso, cada organismo tem uma velocidade de perda e infelizmente alguns pacientes podem perder muito pouco peso do que aquele esperado e projetado, assim como, em outros pacientes, a perda supera as expectativas iniciais. Também é um erro realizar comparações entre pacientes na quantidade de kilos perdidos, pois 20 kg perdidos representa quantidade diferente para um paciente que pesa 100 kg de outro que pesa 80 kg. Normalmente, a meta é de perda de 4 a 5 pontos do seu IMC atual.
A colocação do balão pode provocar alguns efeitos colaterais?
Nas primeiras 72 horas após a colocação do balão é comum que você sinta enjôo, vômitos e dor abdominal. Normalmente estes sintomas diminuem muito após o 5º dia. Isso acontece porque o organismo precisa se adaptar à presença do balão intragástrico, que inicialmente é interpretado como um corpo estranho. Após esse período de adaptação, o desconforto passa e você pode prosseguir com suas atividades diárias, inclusive exercícios físicos indicados pelo médico. De qualquer forma serão prescritos medicamentos para tentar controlar ao máximo estes efeitos colaterais.
Após 6 meses de permanência com o Balão Intragástrico eu realmente necessito retira-lo?
Sim. O prazo máximo de permanência do balão intragástrico dentro do estômago é de seis meses. Vários estudos demonstram que ele não possui mais eficácia após este período no sentido de perder peso. Além do que é comum ocorrer colonização bacteriana da parede de silicone do balão sendo necessário retirá-lo. No entanto, após um período de resguardo definido pelo médico, você pode colocar um novo balão intragástrico para conseguir perder ainda mais peso.
O que é o Sistema de Emagrecimento Corpórea?
É um tratamento que uni reeducação alimentar, atividade física, monitoramento pscicológico com o auxilio do Balão Intragástrico Medicone, que é um dispositivo de silicone projetado para o tratamento do sobrepeso e obesidade, auxiliando o emagrecimento em pacientes que nao conseguem perder peso com tratamentos convencionais.
A capacidade do balão varia de 400 a 700 mL, esse volume é determinado pelo médico que fará a endoscopia para a colocação, facilitando a sua adaptação com a prótese.
Deste modo, o Sistema Corpórea de Emagrecimento é uma alternativa não cirúrgica e menos invasiva para redução de peso de forma saudável e eficaz, pois o seu objetivo é causar sensação de saciedade precoce e prolongada, visto que ocupará metade do volume funcional do estômago, e também atuar como um agente regulador de alimentação, pois induz o indivíduo a adquirir novos hábitos alimentares através de uma menor quantidade de alimentos.
Por que vou perder peso com o balão?
O balão induz a sensação de saciedade precoce, ou seja, você se sente satisfeito com menor ingestão alimentar, resultando no emagrecimento.
Quanto posso perder de peso?
Os trabalhos científicos mostram que a perda de peso com o uso do balão é em media 10-15 % do peso inicial, porém esses resultados podem ser melhores quando o paciente segue as orientações dietéticas e atividades físicas rotineiramente.
E se o balão vazar ou furar?
Esta é uma situação raríssima. O balão é insuflado com soro e corante azul (como meio de alerta), caso haja algum vazamento o paciente o detectará rapidamente, através de sua urina, podendo procurar assim o seu médico e trocar o balão.
Quem pode colocá-lo?
* O tratamento é aprovado para pacientes a partir de sobrepeso / IMC de 27 kg/m².
* Está indicado para pacientes com IMC maior que 35 kg/m² que tenham sido indicados para cirurgia bariátrica, porém não aceitaram se submeter a tal procedimento cirúrgico.
* É utilizado em grandes obesos (IMC maior que 50 kg/m²) para promover emagrecimento e melhoria de suas condições clínicas, inclusive como pré-operatório para uma cirurgia bariátrica mais segura.