Azeite de oliva, soja, peixes e iogurtes fazem parte de uma poderosa lista. Cada vez mais pesquisas relacionam o consumo desses e de outros itens à prevenção de doenças cardíacas, câncer, envelhecimento, problemas intestinais e até sintomas da menopausa. Por causa desses estudos, tais alimentos ficaram conhecidos como funcionais. “São ingredientes que, além da função nutricional básica, podem alterar seu metabolismo e produzir efeitos benéficos à saúde”, diz a nutróloga Jocelem Salgado, professora de nutrição do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq/ USP, em Piracicaba. “Não é cápsula, não é tablete, é alimento.”
Não estamos sugerindo montar um cardápio lotado apenas de azeite e peixe, o que seria uma grande loucura! Primeiro, porque os mesmos alimentos diferem entre eles. O tomate de uma região é diferente da outra. Conta também o seu modo de vida. Isso influe na maneira como os alimentos agem no seu corpo. Ou seja, os alimentos só são capazes de oferecer benefícios quando a dieta é correta.
Veja tudo o que você precisa saber sobre o que os principais “ingredientes” desses alimentos. Fica a dica: antes de incluir ou excluir itens no cardápio, procure um nutricionista ou nutrólogo, que vai analisar o seu perfil e criar uma dieta personalizada. Saiba Mais [+]
Comentários